O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) busca melhorar o ensino de Ciências no Paraná, usando métodos cientÃficos e inovadores. Ele segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os princÃpios da Ciência Cidadã, conectando universidades, institutos federais e escolas estaduais.
O GEGEO é responsável por dois protocolos no PICCE: Caracterização da Qualidade do Solo e
Solos e Desastres Naturais. Nestes, foram produzidos guias de campo e outros materiais para
incentivo à aprendizagem no tema de solos utilizando os princÃpios da ciência cidadã.
Caracterizando qualitativamente a qualidade do solo no ambiente escolar, incentiva o interesse dos estudantes pela ciência e pesquisa, ao mesmo tempo em que estes colaboram na coleta de dados para a investigação da qualidade do solo em parceria com pesquisadores.
O protocolo de solos e desastres naturais é um recurso que contribui para disseminação do conhecimento sobre desastres naturais em centros urbanos. O protocolo é aplicado em região escolhida pelo professor ou alunos cujo objetivo é identificar as áreas suscetÃveis aos desastres ambientais. Este baseia-se num guia de preenchimento que está dividido em três conteúdos principais. O primeiro consiste na instalação de um pluviômetro para determinar a pluviosidade local. O segundo consiste na caracterização de uma região que apresenta indÃcios de desastres naturais, observando deslizamento, inundação e/ou alagamentos e erosão. A última etapa consiste na caracterização de uma amostra de solo de uma feição erosiva. Este protocolo aumenta a percepção das pessoas em relação a estas ocorrências, conscientizando-as para conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, auxiliando-as na solução de problemas socioambientais e melhorando a qualidade de vida.